Intervenção do Presidente da Direção aquando da comemoração do 99º Aniversário da Associação Musical da Pocariça.
António José Leitão, Pocariça, 5 de janeiro de 2014:
Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede – Senhor Prof. Dr. João Pais de Moura;
Exmo. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Cantanhede – Dr. Pedro Cardoso
Exma. Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça – Senhora Prof.ª Aidil Machado
Exmo. Vice-Presidente da Federação de Filarmónica do Distrito de Coimbra – Senhor José Abrunheiro
Exmo. Presidente da Assembleia Geral da AMP Senhor Dr. José João Jorge Mendes Lucas
Exmo. Capitão Amílcar Morais, ilustre compositor e demais maestros presentes
Senhores Presidentes e representantes de Associações Amigas e presentes
Senhores representantes da Imprensa
Maestro Pedro Tavares
Ilustres Convidados
Senhores Associados e Amigos da AMP
Dignos Filarmónicos
Senhoras e Senhores
É com emotiva satisfação que vos saudamos e agradecemos por terem aceite o convite para assistir ao Concerto Comemorativo do 99º Aniversário da nossa Associação em simultâneo com o início das Comemorações do seu 1º Centenário.
Foi em 1914 que um grupo de homens bons da nossa terra se juntou para pôr em ação o que era uma boa ideia. E desse passo nasceu uma instituição que, desde então e durante estes longos 100 anos, tem vindo a prestar relevantes serviços à Pocariça e à nossa região graças ao empenhamento e persistência de tantos outros que souberam interpretar o sonho dos fundadores e consolidar a obra que hoje se orgulha.
Com efeito, a direção com a colaboração ativa dos restantes órgãos sociais e de muitos associados está determinada em festejar este primeiro centenário de forma condigna e compatível com os pergaminhos da Associação.
Após constituição de uma Comissão Executiva, foi delineada uma Comissão de Honra, assim constituída:
- Secretário de Estado da Cultura
- Diretora Regional de Cultura do Centro
- Presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede
- Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede
- Presidente da Entidade de Turismo do Centro
- Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça
- Pároco da Pocariça
- Dra. Maria da Luz Pessoa, figura destacada da Pocariça e rep. do Benemérito Senhor Manuel Evaristo Pessoa e seus netos Evaristo e Fernando Gabriel.
As comemorações que hoje se iniciam têm um programa, que não é tão ambicioso com merecia a efeméride – um Centenário é um CENTENÁRIO, implicando gastos que não cabem no orçamento anual comum da Associação Musical.
Por isso, é indispensável vir pedir a vossa ajuda, apoio que poderá assumir a forma de contribuição financeira ou de bens que nos possibilitem angariar alguns fundos.
O programa a concretizar durante o ano de 2014 ainda não se encontra definitivamente calendarizado, mas inclui um significativo número de eventos, (uma média de dois por mês) e a realizar até 4 de Janeiro de 2015;
Incluem:
. Concertos de música com atuação de Bandas Filarmónicas, de coros, de Orquestras ligeiras e de músicas tradicional;
. Um Festival de Teatro para o que estão convidados vários grupos da nossa região;
. Um ciclo de conferências versando temas musicais da mais erudita à popular;
. A confraternização de várias gerações de músicos, com a animação de um prestigiado do Rancho Folclórico do nosso Concelho.
. Um concurso literário dirigido aos jovens em idade escolar, dos 6 aos 18 anos, residentes ou nascidos no concelho de Cantanhede que apresentem trabalhos escritos, desenhados ou incorporando as duas componentes, incidindo sobre o tema – «A Música, as Bandas Filarmónicas», sendo constituído um júri para atribuição de prémios;
. Uma exposição evocativa, fotográfica e documental da história da AMP, para o que aproveitava para lembrar aos nossos amigos e associados, que possuam fotos e/ou documentos antigos que os cedam, pois irão naturalmente, enriquecer a nossa exposição.
. O próximo evento, vai ser já no dia 25 de Janeiro – Sábado – pelas 20h00, com um Jantar de angariação de fundos, que terá a participação de um grupo de Combos do Conservatório de Música de Coimbra e do Grupo de Fados de Coimbra «Tertúlia Bairradina», do nosso amigo Senhor Horácio Branco.
Contamos com a vossa presença, que desde já ficam convidados. Os ingressos estarão disponíveis nos próximos dias, aceitando-se reservas;
Em homenagem à Associação Musical da Pocariça, nos 100 anos da sua existência ao serviço da cultura e da população, a Adega Cooperativa de Cantanhede, reservou dois lotes especiais de vinho Bairrada da colheita de 2009 (Tinto) e colheita de Branco (2012) de que se engarrafaram 1415 garrafas numeradas e destinadas aos associados, amigos da Associação, e a todos os bons apreciadores de vinhos da Bairrada.
Um vinho para beber, apreciar e guardar; Estou certo que no próximo Centenário ainda existirão algumas garrafas.
Os nossos associados terão o privilégio de adquirir uma das garrafas com o seu número de associado.
Uma boa recordação.
Esperamos que o programa e mais ainda, os próprios eventos tenham o brilho que reflita o que a vida de uma Associação ao longo dum século em que passou por muitos sobressaltos, mas também muitos momentos de alegria e sucesso.
Por isso, encaramos com muita determinação esta celebração para a qual convocamos todos os associados e amigos.
Porque o dia é de festa e V. Exas. vieram também para ouvir música, término, sem que antes manifeste alguns agradecimentos:
Um agradecimento muito especial, a todos os nossos associados, conterrâneos e amigos, que acompanharam a Banda para todo o lado, ora em excursões organizadas ou em viatura pessoal;
Ao Senhor Capitão Amílcar Morais, pela sua amizade e estima, evidenciada com a composição que dará inicio ao Concerto que irá seguir-se –« Centenário das AMP» ;
Aos que colaboraram durante os eventos realizados durante o ano, especialmente às senhoras sempre disponíveis e atentas na confeção de refeições.
Ao Maestro, Pedro Tavares, pelo excelente trabalho que tem desempenhando e cujos frutos são visíveis, muito principalmente na Escola de Música.
Aos músicos, pela dedicação e espírito de sacrifício que evidenciaram durante o ano.
São merecedores do nosso reconhecimento.
Merecem uma grande salva de palmas.
À Junta de Freguesia da Pocariça, pelo apoio que nos concedeu.
À Câmara Municipal, à Junta de Freguesia, pelos apoios que nos foram concedidos, sem os quais não seria possível atingir os nossos propósitos.
Um Bom Ano para todos.
Bem hajam!
António josé Leitão
Pocariça 05.01.2014