Contactos

Rua José Lopes de Figueiredo
3060-503 Pocariça
Cantanhede
Tel.: +351 231 42 08 71
E-mail: AMPocarica@gmail.com

Facebook

Torne-se associado

Arquivo notícias

Pagamento de quotas

Centenário

Comemorações do Centenário

Centenário Associação Musical Pocariça – Amílcar Morais ♫ Marcha

Centenário – Press release #1

A Associação Musical da Pocariça vai entrar no próximo dia 1 de Janeiro de 2014 no seu 100º ano de atividade ininterrupta.
A Direção, com a colaboração ativa dos restantes órgãos sociais e de muitos associados, está determinada em festejar este primeiro centenário de forma condigna e compatível com os pergaminhos da Associação.

O programa das comemorações, ainda não se encontra fechado, mas tem já marcado o seu início no primeiro Domingo de 2014, 5 de janeiro, em que como é tradição será celebrada uma missa de ação de graças seguida de romagem ao cemitério em memória de músicos e associados falecidos. De tarde, pelas 15h30, um Concerto de Ano Novo pela Banda de Musica.
O programa das comemorações, que se anexa, inclui um significativo nú mero de eventos em que se incluem:

  • – vários concertos de musica com atuação de bandas, de coros, de orquestras ligeiras, de musica tradicional;
  • – um ciclo de conferencias sob o tema “a Musica e as Bandas Filarmónicas”;
  • – um festival de teatro;
  • – uma exposição evocativa da história da Associação Musical da Pocariça;
  • – um convívio de associados, musico e amigos da AMP;
  • – e, a terminar, uma sessão solene de encerramento das comemorações a 4 de Janeiro de 2015.

Esperamos que o programa e, mais ainda os próprios eventos tenham o brilho que reflita o que foi a vida duma Associação ao longo dum século em que passou muitos sobressaltos, mas também muitos momentos de alegria e sucesso
Cumpre assinalar que a Associação Musical da Pocariça, em boa hora criada por um grupo notável de homens bons desta pequena aldeia tendo por objetivo a criação duma banda filarmónica e o ensino de musica aos executantes, tem vindo a alargar a sua ação a outros campos culturais, designadamente ao teatro.

No campo da música tem de há muito uma escola destinada a preparar os executantes e que hoje tem como frequentadores jovens que desde tenra idade ali se acolhem para se habilitarem a tocar um instrumento e acederem desse modo à integração na Banda de Musica.

É por isso que a nossa Banda, que hoje conta com 56 elementos com idades desde os 9 até aos 51 anos, tem uma idade média dos executantes de 18 anos, sendo 26 elementos femininos e 30 elementos masculinos.
O grupo de teatro que nos últimos anos tem tido uma atividade regular, vem crescendo em número de elementos, com manifesto agrado do público nos locais onde tem atuado.

Acreditamos que temos criadas as condições para que as comemorações do 1º centenário da AMP venham a ter a dignidade que a data merece.

Cabe-nos agradecer a vossa atenção para elas e pedir-vos que nos ajudem a dar-lhes visibilidade correspondente ao século de atividade que se festeja.