A Associação Musical da Pocariça organiza a 8 e 9 de junho 2013 Masterclasses de Trompete com o prof. João Vilão, Saxofone com o prof. josé Eduardo Magalhães, Trombone e Bombardino com o prof. Ricardo Gonçalves.
João Vilão
Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Filarmónica União Taveirense. Estudou no Conservatório de Música de Coimbra, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, concluindo a Licenciatura em Trompete na classe do professor Kevin Wauldron.
Realizou vários cursos de Aperfeiçoamento instrumental com trompetistas como, Fernando Ribeiro, John Aigi Hurn, Michael Sachs, Murray Greig, David Burt, Kevin Wauldron, Pierre Dutot, Daniel Tapadinhas, Luís Granjo, Allen Vizutti, David Hickman, Rex Richardson, Luiz Gonzalez, Konradin Groth, Håkan Hardenberger, João Moreira.
Ao longo destes anos teve a oportunidade de trabalhar em várias orquestras, como a Orquestra Clássica de Espinho, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, Orquestra Tutti Ensemble, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Orquestra Sinfónica Portuguesa. Em 2007 foi galardoado com o 1º Prémio no instrumento de trompete, escalão B no II Concurso de Música Terras de La Salette. Em 2008 foi galardoado com o 2º Premio no instrumento de trompete, escalão Júnior, no I Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”.
Neste mesmo ano foi galardoado com o 1º Prémio no Concurso Internacional de Trompete “ 2008 ITG Solo Competition” onde se realizou em Banff, Alberta, Canada. A nível individual destaca-se também como membro fundador do Ensemble de Trompetes ArtBrass, Quinteto de Metais CoimBrass, Trumpet Mates Gang e colabora como reforço na Orquestra Sinfónica Portuguesa. Atualmente está a concluir na Universidade de Aveiro o Mestrado em Música Ramo Trompete na classe do professor Jorge Almeida, e lecciona a disciplina de trompete na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, na Academia de Música de Cantanhede e no Conservatório Filarmónico de Pombal.
José Eduardo Magalhães
Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos. Aos 10 anos ingressou na Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, onde começou a tocar saxofone. Em 1998 entra para o Conservatório Regional de Música Doutor José Azeredo Perdigão de Viseu, na classe do professor António Madeira Alves e mais tarde na do professor Carlos Canhoto. Entrou para o ensino superior no ano lectivo de 2003/2004 na Universidade de Évora, estudando Saxofone com o professor José Massarrão.
Participou em cursos de aperfeiçoamento com os professores Claude Delangle, Mário Marzi, Jean-Yves Fourmeau, Stephane Laporte, Henk van Twillert, Bart Kok, José Menezes, Carlos Martins. Participou em 2007, em gravações e concertos transmitidos em directo pela Antena 2. Em 2009 foi semi-finalista na 22ª Edição do Prémio Jovens Músicos da R.D.P.. No ano 2010 participou na 5.ª Edição do Concurso International Adolphe Sax em Dinant (Bélgica). Leccionou a disciplina de Saxofone e Classe de Conjunto nas seguintes escolas: Conservatório Regional de Castelo Branco; Academia de Música e Dança do Fundão; Escola de Música Canto Firme de Tomar; Escola de Música da Filarmónica de Santa Comba Dão; Escola de Música do Entroncamento; Escola de Música Pedro Álvares Cabral em Belmonte. Desde o ano lectivo 2008/09 lecciona no Conservatório Regional de Música Doutor José Azeredo Perdigão de Viseu, no Conservatório de Música e Artes do Dão em Santa Comba Dão.
Ricardo Gonçalves
Iniciou os estudos musicais na Banda Municipal de Valpaços e ingressou posteriormente na Escola Profissional de Artes de Mirandela na classe do professor Nuno Scarpa. Prosseguiu os estudos académicos na classe do professor Jarrett Butler na Universidade de Aveiro onde concluiu a licenciatura em ensino de música – trombone e prepara-se para terminar o mestrado em performance na mesma instituição. Como músico trabalhou com vários trombonistas, orquestras, maestros de renome nacional e internacional. Orientou master classes na Academia de Música de Cantanhede, no Estágio da Banda Distrital de Vila Real e na Zona militar dos Açores em Ponta Delgada. Lecionou a disciplina de trombone na Escola de Música da Banda Amizade e na Escola Secundária de Arouca (no Curso Profissional de instrumentista). Foi premiado com o 2º lugar na Categoria Sénior, no II Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”. Atualmente leciona a disciplina de trombone na Escola de Artes da Bairrada e no Conservatório de Música e Artes do Dão.