Contactos

Rua José Lopes de Figueiredo
3060-503 Pocariça
Cantanhede
Tel.: +351 231 42 08 71
E-mail: AMPocarica@gmail.com

Facebook

Torne-se associado

Arquivo notícias

Pagamento de quotas

Centenário

Comemorações do Centenário

Centenário Associação Musical Pocariça – Amílcar Morais ♫ Marcha

Orquestra Ligeira do Exército na Pocariça

AMP_OLE1Integrado nas comemorações do Centenário da  Associação Musical da Pocariça,  realiza-se no dia 4 de outubro de 2014 (sábado)  21h30,  na sede da associação, concerto pela Orquestra Ligueira do Exército da qual é maestro o conterrâneo Fernando da Cruz Vidal.

Não falte!

 Orquestra Ligeira do Exército

Com sede no Centro Militar de Eletrónica em Paço de Arcos, a Orquestra Ligeira do Exército (OLE) iniciou as suas atividades em 1977, sucedendo a um agrupamento musical militar criado na então Região Militar de Lisboa que, no início dos anos 70, fez furor num programa radiofónico da RDP – “Alerta Está!”. Dois anos depois, foi oficializada por Decreto–Lei para representar o Exército Português e colaborar com os outros ramos das Forças Armadas e com Entidades e Organismos Civis.

A sua estrutura, em género Big-Band, é composta por cinco saxofones (clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, teclado, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas. Ao longo dos anos, tem-se apresentado assiduamente nas mais prestigiadas salas de espetáculos do País e com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional.

Executando composições de música ligeira, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo significativamente para a afirmação e valorização do nosso património cultural. Para além disso, vários compositores, orquestradores e arranjadores têm tido, ao longo dos anos, uma relação estreita com a OLE, agraciando-a com temas originais e exclusivos que, não raras vezes, dão origem a arranjos e orquestrações executadas por inúmeros agrupamentos musicais portugueses.

A Orquestra Ligeira do Exército é fortemente solicitada para atuar nos mais variados eventos festivos, realizando dezenas de espetáculos ao longo do ano. No entanto, o seu currículo não se resume às atuações dentro das fronteiras nacionais, tendo já efetuado múltiplos concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas e Forças Militares Nacionais Destacadas. Recentemente, efetuou uma digressão por terras de França e Andorra, bem como ao Teatro de Operações da Bósnia, o que constituiu um fator de importante proximidade entre Portugal e as suas Comunidades (civis e militares) estabelecidas naqueles países, contribuindo assim para reafirmar a imagem de um Portugal desenvolvido e moderno.

Possui dois registos discográficos, sendo o último gravado num espetáculo ao vivo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. A Orquestra Ligeira do Exército está agraciada com a Medalha de Serviços Distintos grau Ouro.

oleFernando da Cruz Vidal
Nascido a 6 de agosto de 1963, é natural da Freguesia da Pocariça, Concelho de Cantanhede, tendo iniciado os seus estudos musicais na Banda Filarmónica da sua terra natal, Associação Musical da Pocariça, aos 10 anos de idade.

Em 1980, ingressou no Exército como voluntário aprendiz de Música.

Frequentou vários cursos militares, nomeadamente a Escola de Cabos, Curso de Formação de Sargentos, Sargento-Ajudante e Sargento-Chefe.

Em 1985, é promovido ao posto de 2.º Sargento, sendo colocado na Banda da Região Militar do Centro (Coimbra), onde desempenhou as funções de solista e chefe de naipe em trompete.

Em 1998, é colocado na Banda da Região Militar do Sul (Évora), regressando à sua Banda de origem em 2000 com as mesmas funções.

Em dezembro de 2006, é promovido ao posto de Sargento-Chefe.

Em maio de 2007, é colocado na Banda Sinfónica do Exército, chefiando e dirigindo a mesma, em várias ocasiões.

Foi convidado a orientar diversos workshops de trompete, tendo sido também professor e orientador de diversos Cursos de Formação e Promoção de Sargentos.

Participou durante 25 anos na Charamela da Universidade de Coimbra, atuando nas Cerimónias de Doutoramentos “Honoris Causa” como instrumentista e maestro.

Foi membro fundador do Grupo de Metais de Coimbra. Colaborou como trompetista com várias Orquestras, nomeadamente Orquestra da Região Militar Centro, Grande Orquestra do Casino (Figueira da Foz), sob a direção do Maestro Santos Rosa, e Orquestra Broadway (Coimbra), onde participou em apresentações de artistas como Nicolau Breyner, Herman José e Adelaide Ferreira, entre tantos outros.

Como Maestro, dirigiu, de 1987 a 1990, a Banda de Vagos e, de 2000 a 2006, a Filarmónica Lyra Barcoucence 10 D’agosto (Barcouço).

Em janeiro de 2012, é colocado na Orquestra Ligeira do Exército, onde desempenhou as funções de Sub-Chefe, dirigindo vários concertos.

Em novembro de 2013, é promovido ao posto de Sargento-Mor.

Desempenha, desde janeiro de 2014, as funções de Chefe da Orquestra Ligeira do Exército.

 

comentários não permitidos.