No termo do prazo fixado no regulamento do “Concurso Jovens Criadores”, tinham sido recebidos na sede da Associação Musical da Pocariça (AMP) seis trabalhos. Procedeu à abertura dos respetivos envelopes uma comissão ad-hoc integrando o Sr. Presidente da Direção da AMP e um elemento da comissão executiva das comemorações do centenário.
Neste ato verificou-se que os trabalhos correspondiam a autores de dois escalões, sendo cinco do escalão entre 11 e 14 anos e um do escalão de 15 a 18 anos de idade, cumprindo todos os requisitos formais estabelecidos no regulamento. Seguidamente foram entregues os trabalhos, sob rigoroso anonimato dos autores, ao júri do concurso.
Integraram o júri José João Lucas, pela AMP, Raquel Costa, indicada pelo Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e Maria Amélia Dias, proposta pela comissão executiva, todos professores.
Depois de apreciar os trabalhos em concurso, com obediência aos parâmetros de avaliação constantes do regulamento, o júri deliberou atribuir:
- o 1º prémio do escalão 15-18 ao trabalho apresentado por ANA MARGARIDA GASPAR SOBRAL SIMÕES, da Escola Secundária de Cantanhede, residente em Cantanhede, com o trabalho intitulado “A música não é muda: ela muda.”;
- o 1º prémio do escalão 11-14 ao trabalho apresentado por JOANA FERREIRA DOMINGUES, da Escola Básica Marquês de Marialva, residente em Fervença de Baixo, Cadima, com o trabalho intitulado “A Banda do Paraíso da Música”;
- uma menção honrosa, no escalão 11-14, ao trabalho coletivo apresentado por SORAIA JESUS DA SILVA E NUNO MIGUEL DE ALMEIDA PEREIRA, da Escola Básica Marquês de Marialva, com o trabalho intitulado “Um roubo e uma lição: dar valor ao que se é”.
Os trabalhos irão ser objeto de publicação para que o público em geral possa apreciar o elevado nível de qualidade atingida por estes jovens “criadores”!
Os prémios, por sua vez, irão ser entregues aos autores premiados em cerimónia a integrar num dos próximos eventos das comemorações do centenário da Associação Musical da Pocariça.
Pocariça, 18 de Julho de 2014
A Comissão Executiva das Comemorações do Centenário